Projeto de Encenação

Este projeto faz parte da disciplina de Encenação I do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas Ministrada pelo professor Dr. Adriano Moraes. Tem como objetivo a elaboração de um experimento cênico através de concepções que norteiam o trabalho teatral. Isto é, através de um estudo pensamos dramaturgia, iluminação, sonoplastia, cenário, direção de atores etc.

Falando deste modo até parece ser tópicos bem fáceis de produzir, mas não. A cada dia que passa e vamos indo de encontro para o final do semestre o desespero aperta, penso que daria pra passar uma vida inteira elaborando uma concepção de encenação, mas infelizmente o tempo urge.

Então aqui estou eu, apresentando a quem possa interessar, este processo de encenação. Aqui vou falar um pouco sobre todas as etapas que estamos passando nesta disciplina e em particular sobre a minha encenação.

Bom apetite.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Referência Simbolista

Uma de minhas referências é o Teatro Simbolista que surge para contrariar o Teatro Realista e o Naturalista. Ele chega com a preocupação de mostrar uma subjetividade do homem, passando assim a criar inúmeras formas para esse novo teatro; revolucionando a iluminação, cenário e texto. Agora o poético a musicalidade e o símbolo como forma eficaz de uma fusão da realidade com o estado de espirito estão presentes. Esse teatro que aparece na segunda metade do século XIX vem para tentar mostrar o que está oculto e obscuro a compreensão humana, que até então não se falava. Está presente então em sua técnica a busca de um mundo extrafísico, a repetição de palavras, a indeterminação das respostas, frases melodiosas, cores profundas, ecos entre personagens e pausas.
O simbolismo é uma realidade, só que em sonho.



Não vou ser purista e seguir todos os passos de uma encenação Simbolista, mas utilizarei de vários elementos deste estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário